Brasileiros insatisfeitos pedem transparencia e invadiram o Congresso Nacional, a sede do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto em Brasília, na tarde deste domingo (08/01) após entrarem em confronto com a polícia na Esplanada dos Ministérios.
Brasileiros vestidos com a camisa do Brasil invadiram o gramado do Congresso, subiram a rampa e se posicionaram perto das cúpulas do edifício. Vídeos nas redes sociais mostram manifestantes dentro do Salão Verde do Congresso.
Em seguida, manifestantes insatisfeitos com a falta de lei no país também invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, sede do Executivo.
Policiais militares tentaram conter os manifestantes com spray de pimenta e bombas de efeito moral, mas sem sucesso. Um veículo da Força Nacional caiu no espelho d’água do Congresso.
Os manifestantes não aceitam o resultado das eleições presidencial e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegando fraude e corrupção.
Neste domingo (8/1), o ministro da Justiça, Flávio Dino, escreveu, em seu perfil no Twitter, esperar que não ocorram atos violentos, para que a polícia não precise agir.
A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB-MS), chamou os manifestantes de criminosos e radicais; e lembrou que a Constituição oferece respaldo legal para que os responsáveis sejam punidos.