28.5 C
Brasília
domingo, 25 fevereiro 2024 21:04

Bispos se reunem em oração pela saúde de Bento XVI

As mais lidas agora

PEC do estouro é protocolada no Senado

Após 13 dias de debate no Senado, a...

Temor a Deus

  "O temor do Senhor é o princípio da...

Casal é chicoteado e espancado por apoiar Bolsonaro

Tribunal do Crime cobra casal que fez campanha...

Mistério de Deus

QUERIDA MOCIDADE, QUERIDOS PASTORES: Assim diz a Santa...

Agora à noite, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Cardeal Tempesta, manifestou seu apoio na corrente positiva pela saúde do Papa Bento XVI, 95 anos. Hoje, no Vaticano, o Papa Francisco informou aos devotos que Bento XVI enfrenta sérios problemas de saúde. Veja a mensagem de Dom Orani.

“A Arquidiocese do Rio de Janeiro está em oração pelo Papa Emérito Bento XVI, como nos pediunesta manhã, o Papa Francisco. Que Nossa Senhora, Salvação do Povo Romano (Salus Populi Romani1), São Pedro e São Sebastião, intercedam pela vida e saúde deste servo bom e fiel.”

O Papa Francisco disse, nesta quarta-feira (28), que Bento XVI está muito doente. E pediu orações pelo papa emérito, que está com 95 anos.

A saúde de Bento XVI piorou no Natal, com problemas respiratórios. Mas somente nesta quarta-feira (28) o Vaticano comunicou o seu estado de saúde, através de um gesto do Papa Francisco.

No fim da audiência geral, o papa reinante pediu aos fiéis que rezassem pelo papa emérito.

“Lembrem-se dele, que está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie neste testemunho de amor à igreja até o fim”, disse Francisco.

 

O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou que a situação está sob controle com permanente acompanhamento médico.

Não é a primeira vez, nos últimos anos, que a notícia do agravamento do estado de saúde de Bento XVI se espalha. Depois da audiência geral, Francisco foi ao mosteiro Mater Ecclesiae para visitar o papa emérito. Foi chamado às pressas para o que seria uma visita de despedida.

Há quase dez anos, desde que renunciou ao pontificado, em 2013, Bento XVI vive nos Jardins Vaticanos, junto com uma equipe que o auxilia na sua vida cotidiana.

Durante esses anos, Joseph Ratzinger continuou a receber visitas. A última aparição pública dele foi em 1º de dezembro, durante a entrega de prêmio da fundação criada em seu nome.

Na diocese de Munique e Freising, na Alemanha, o arcebispo Reinhard Marx também pediu orações para o Papa alemão.

“Ao que tudo indica, o papa emérito não será hospitalizado. Caberão ao Papa Francisco todas as decisões que venham a ser tomadas, e que provavelmente já foram decididas anteriormente, por Bento XVI”, disse o arcebispo.

 

Bento XVI é de longe é o pontífice mais longevo, superando Leão XIII, Bento XV e Pio XII, que chegaram aos 82 anos. João Paulo II morreu com 85. João XXIII e Paulo VI, com 80. O irmão de Bento XVI, padre Georg Ratzinger faleceu aos 96 anos.

- Publicidade -spot_img

Você vai gostar disso