Fulbright Brasil oferece até 80 bolsas para brasileiros nos EUA




Oportunidades contemplam graduados em letras, doutorandos de qualquer área e professores/pesquisadores sênior e júnior. A Comissão Fulbright no Brasil oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros recém formados em letras, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. No total, serão oferecidas até 80 bolsas em 14 programas diferentes nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.

As candidaturas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 28 de julho de 2019. As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 entre outros benefícios.

Veja mais detalhes sobre as oportunidades:

Editais abertos:
· Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2019 e término em abril/maio do ano seguinte. Confira o perfil dos selecionados para o programa de doutorado sanduíche em 2018/2019.

· Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. Confira o perfil dos selecionados para o program FLTA 2018/2019.

· Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 10 bolsas de três ou quatro meses de duração para
realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

· Professor/ pesquisador júnior: programa oferece até 10 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. Os candidatos selecionados poderão realizar pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos EUA, com duração de três ou quatro meses.

Oportunidades cujos editais abrem em junho:

· Cátedra em Música ou Outras Artes na Universidade de Indiana, Bloomington: voltada para intérpretes e/ou acadêmicos das áreas de música, teatro, dança e literatura. A bolsa compreende um semestre acadêmico para realizar performances, pesquisas e/ou ministrar cursos.

· Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. O plano de atividades proposto pelos candidatos deverá tratar do tema “Brazil in Transnational Perspectives”.

· Cátedra na Universidade de Nebraska, Lincoln: destina-se a professores e pesquisadores na área das Ciências Agrárias.

· Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts Amherst: voltada para pesquisa e docência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação.

· Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Texas – Austin: voltada para um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes com foco em Tensões Sócio-Culturais e Políticas Públicas Educacionais.

Cátedra em Saúde Global na University of New Jersey, Rutgers: voltada para um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários na área de Saúde Global. Os candidatos podem ter formação nas áreas de ciências da saúde ou ciências sociais.

Editais a serem confirmados em junho:
● Fulbright-Ruth Cardoso Chair at Georgetown University
● Fulbright Chair at University of California, Davis
● Fulbright Chair at Purdue University
● Fulbright Chair at CUNY in Global Cities

Sobre a Comissão Fulbright:
O programa da Comissão Fulbright iniciou-se em 1957 e já beneficiou mais de 3.500 brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Veja todas as bolsas no site da Comissão Fulbright: https://fulbright.org.br/
e-mail: imprensa@fulbright.org.br
facebook: facebook.com/fulbrightbrasil/
Telefone: +55 (61) 3248-8600

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário