Nesta quarta-feira (17), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que o governo está avaliando a possibilidade de aumentar o teor obrigatório de etanol na gasolina para 30%.
“Essa questão já está sendo considerada pelo governo brasileiro, pelo presidente Lula e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Estamos analisando a inclusão obrigatória de 30% de etanol na gasolina, um aumento de 2,5 pontos percentuais. Isso está em discussão. Ainda há diversos aspectos a serem estudados, mas é uma grande possibilidade”, declarou o ministro durante o 1º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), que ocorreu em Brasília ontem.
Atualmente, a porcentagem obrigatória de etanol anidro no combustível é de 27,5%.
O ministro mencionou a proposta de aumento do teor de etanol na gasolina como uma das medidas que o governo pode adotar para impulsionar o mercado de milho, diante da queda nos preços do cereal. “Isso, consequentemente, aumentaria o consumo de milho e ajudaria a elevar um pouco os preços, garantindo estabilidade aos produtores”, afirmou Fávaro.
Além disso, o ministro destacou outras ações, como a expansão do mercado para o uso do cereal e a abertura de mercados externos. “Caso todas essas medidas não sejam suficientes, o programa de garantia do preço mínimo deve ser implementado pelo governo federal na medida do possível.”