Rikkie Valerie Kollé, uma modelo de 22 anos, conquistou o título de Miss Universo Holanda, tornando-se a primeira participante transgênero a realizar esse feito. A coroa foi entregue no último domingo (9), em um evento no sul da Holanda.
Natural de Breda, Rikkie Valerie recebeu a coroa das mãos de Ona Moody, vencedora do ano anterior, e da atual Miss Universo, a competidora americana R’Bonney Gabriel. A competição global está marcada para dezembro, em El Salvador, e a representante brasileira será Maria Brechane, do Rio Grande do Sul.
Aos 22 anos, Rikkie Valerie é a segunda mulher trans a ganhar o título para participar do Miss Universo. Anne Jakkaphong Jakrajutatip, CEO da JKN Global Group PCL, uma empresa de mídia sediada na Tailândia e defensora dos direitos transgênero, é a responsável pelo concurso internacional de beleza.
A primeira trans a competir no Miss Universo foi Angela Ponce, modelo e ativista, que participou do Miss Espanha em 2018.
Rikkie compartilhou sua emoção ao escrever: “Consegui! É surreal, mas agora posso me chamar de Miss Universo Holanda 2023. Foi um processo incrível e edificante. Orgulhei minha comunidade e provei que isso é possível. Sim, sou uma mulher trans e quero compartilhar minha história.”
Ela também expressou sua gratidão à família e aos amigos pelo apoio, considerando-os seus maiores fãs. “Não importa onde você esteja no mundo, quero estar ao seu lado e servir de exemplo”, concluiu.