Força-tarefa para finalizar pesquisa no Noroeste




A Companhia de Planejamento do DF – Codeplan e a Administração Regional de Brasília realizam força-tarefa na próxima segunda-feira (13), a partir das 9h, no setor Noroeste, para a realização da última etapa da Pdad 2021. Realizada a cada dois anos, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio – Pdad, uma das principais fontes de dados para o mapeamento dos moradores do DF, vem encontrando resistência dos moradores do setor Noroeste para responder às suas questões.

Os dados resultantes da Pdad são as fontes para a elaboração de estudos divulgados pela companhia sobre empregabilidade, mobilidade, educação e diversos outros indicadores que permitem o acompanhamento das condições de vida dos brasilienses e a elaboração de políticas públicas específicas por meio do Governo do Distrito Federal. A pesquisa é realizada nas 33 regiões administrativas do DF, mas não consegue ser finalizada pelo “boicote” do Noroeste.

Além de todas as notícias veiculadas na imprensa e campanhas no rádio e TV, foram realizados contatos com síndicos e até participação na reunião da Rede de Vizinhos do Noroeste, coordenada pela Polícia Militar do DF, para explicar a importância da pesquisa e da participação da sociedade. Entretanto, os pesquisadores vêm encontrando resistência, sendo inclusive informados de que determinados prédios não participarão por orientação do próprio síndico.

A falta de dados de uma região compromete os dados finais da pesquisa. A Pdad é realizada presencialmente, pois tem um caráter de territorialização. Mas os pesquisadores tomam todas as medidas de segurança em relação à covid-19, podendo inclusive realizar a pesquisa pelo interfone. Além disso, os dados são sigilosos e não são tratados individualmente. Não são solicitados dados bancários ou pessoais como CPF, por exemplo.

Fonte: Agência Brasília

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário