Lula visita cooperativa de catadores de lixo em Brasília




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está visitando o Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF), empreendimento administrado pela Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop).

O complexo é uma importante conquista do movimento de catadores e catadoras do DF. A área que abriga o CIR é um dos quatro terrenos doados à Centcoop pelo governo federal em 2010, durante a gestão do ex-presidente Lula, visando a construção de galpões de reciclagem e impulsionar a geração de renda para milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

Foi também nas gestões do PT que a cooperativa e o governo do Distrito Federal assinaram os contratos que garantiram o financiamento da construção dos galpões de recepção, seleção e comercialização dos resíduos recicláveis que hoje formam o complexo.

Com capacidade para processar até 5 mil toneladas de resíduos por mês, o CIR gera cerca de 2 mil empregos. Além disso, é parte importante da estratégia de desativação do antigo Lixão da Estrutural, que chegou a ser o maior lixão da América Latina.

Centrais de reciclagem são instrumentos importantíssimos tanto para a geração de emprego e renda para populações vulnerabilizadas, quanto na gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos. A destinação correta de material reciclável diminui a quantidade de resíduos acumulados em lixões e evita a contaminação do solo e da água.

Lula conhecerá as instalações e conversará com os catadores e catadoras. A visita faz parte da agenda do ex-presidente, que esta semana visita o Distrito Federal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário