Inovação Impulsionam o Mercado de Cervejeiro no Brasil

Em 2022, o setor cervejeiro brasileiro registrou um crescimento de quase 12%, contando com mais de 1.700 estabelecimentos em todo o país, conforme divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no anuário da cerveja. Entre os estados, São Paulo lidera com 387 cervejarias registradas, seguido por Rio Grande do Sul (310) e Minas Gerais (222). O Brasil ocupa a terceira posição entre os maiores produtores mundiais de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Projetando para 2023, o volume de vendas nacional deve alcançar 16 bilhões de litros, um aumento de 4,5% em relação a 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, atribuindo tais resultados à padronização de regras no setor.

Além da profissionalização do mercado, a expansão do setor cervejeiro no Brasil oferece outras vantagens significativas. A produção de cerveja contribui para a geração de emprego e renda em várias localidades do país, sendo responsável por aproximadamente 2 milhões de vagas, tanto diretas quanto indiretas.

Destacando a singularidade das cervejas brasileiras, estas são conhecidas por sua inovação nos sabores, incorporando elementos como frutas vermelhas, castanha de baru, alecrim, tomate, limão e cúrcuma. Essa diversidade de ingredientes tem conferido às cervejas, uma bebida de longa tradição, um estilo genuinamente brasileiro.