19.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio 2024 22:45

Núcleo da Terra muda rotação e os dias podem ficar mais curtos

As mais lidas agora

PEC do estouro é protocolada no Senado

Após 13 dias de debate no Senado, a...

Temor a Deus

  "O temor do Senhor é o princípio da...

Casal é chicoteado e espancado por apoiar Bolsonaro

Tribunal do Crime cobra casal que fez campanha...

Mistério de Deus

QUERIDA MOCIDADE, QUERIDOS PASTORES: Assim diz a Santa...

Os sismólogos da Universidade de Pequim, Yi Yang e Xiaodong Song, realizaram um estudo que apontou que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido do que o próprio planeta. Os dados foram obtidos por meio de acompanhamentos de terremotos.

O artigo científico, com o detalhamento da situação, foi publicado pela revista “Nature Geoscience”. Os próprios autores, que acompanham o núcleo da Terra desde 1995, se disseram surpresos. “Ficamos bastante surpresos”, afirmaram Yang e Song na Nature.

Análise

“Nos últimos anos, os dias estão ficando mais curtos e pode ser que haja relação com esta mudança. A alteração na rotação também pode modificar o campo gravitacional como um todo e causar deformações na superfície, o que alteraria também o nível do mar e, por sua vez, a temperatura global do planeta”, disse Xiaodong Song, em entrevista para o jornal espanhol El País.

Com um raio de quase 3.500 quilômetros, o núcleo da Terra tem aproximadamente o tamanho de Marte. Consiste principalmente de ferro e níquel e contém cerca de um terço da massa da Terra.

- Publicidade -spot_img

Você vai gostar disso