Hashtags são ferramentas muito utilizadas no Instagram, no entanto, você sabe qual é a utilidade delas? Algumas são muito populares, sendo utilizadas até mesmo bilhões de vezes. Veja um ranking com as 100 primeiras para entender melhor esse mecanismo.
As hashtags já fazem parte do cotidiano de muitos usuários das redes sociais. Elas têm sempre temas relacionados às fotos, servindo como uma ferramenta de segmentação. Diante de uma imensidão de diferentes termos, você já se perguntou quais são as hashtags mais usadas no Instagram?
O aplicativo aceita a entrada desses termos, reunindo todas as ocorrências e organizando-as por ordem de relevância ou cronológica. Assim, os usuários podem acessar milhões de fotos marcadas com essas tags. Que tal entender mais sobre as hashtags?
Neste post, você vai conhecer melhor sua função, como elas são usadas e ainda quais são as 100 mais populares do Instagram. Confira!
O que são as hashtags?
Como o próprio nome diz, são tags de marcação que os usuários do Instagram podem colocar em seus posts. Elas funcionam como etiquetas que classificam a categoria dessas fotos.
Naturalmente, nem todo mundo usa assim. No entanto, é sempre importante pensar na segmentação da foto, para então utilizar a hashtag mais adequada na sua descrição.
Na prática, a hashtag é feita sempre que o “#” é seguido de qualquer palavra. Dessa forma, é possível simplesmente usar o termo que você quiser e então dar início a uma nova “etiqueta” para que mais fotos sejam marcadas com aquela palavra.
Assim, toda nova ocorrência daquela hashtag será registrada junto com as outras, compilando cada foto com essa marcação dentro de uma listagem.
Qual é a proposta da hashtag?
Geralmente, quem posta uma foto no Instagram espera que ela seja vista. Independentemente do número de visualizações, também é importante que as pessoas certas cheguem até essa publicação.
Se você se interessa por moda e faz publicações desse tipo, você pode utilizar #fashion. Assim, essa hashtag se transforma em um link que, quando acessado, levará o usuário para todas as outras postagens marcadas com #fashion.
A segmentação é a proposta principal do uso dessa ferramenta. Dessa forma, a postagem vai atrair pessoas que têm interesse naquela hashtag. Do mesmo modo, essa foto estará posicionada em uma categoria específica, relacionada ao termo utilizado.
Certamente, quem procura por esse termo tem interesses em comum. Diante disso, cada vez mais a hashtag se tornou algo estratégico, inclusive por quem usa Instagram empresarial.
No entanto, nem sempre há um conhecimento amplo sobre esse mecanismo, o que faz com que muitas das hashtags mais usadas sejam inseridas sem esse viés estratégico.
Isso acontece porque nem todo mundo quer atrair seguidores ou dar visibilidade às suas postagens.
Como usar as hashtags como um recurso de marketing?
Já há algum tempo as empresas têm estabilizado sua autoridade digital presença online, principalmente nas redes sociais. O Instagram é uma plataforma rica em possibilidades de marketing e exposição de marca, e as hashtags são um recurso importante de segmentação. Elas ajudam a dar a devida visibilidade às postagens, possibilitando encontrar o público certo da marca.
As hashtags mais usadas pelos usuários até podem ser aplicadas nessas publicações, no entanto, são amplas demais e atraem um público não tão segmentado assim, de acordo com a marca. O ideal é realizar uma pesquisa para entender quais termos atrairão mais visibilidade.
Outra forma de utilizar as hashtags é no desenvolvimento de planos de marketing digital. Um exemplo são os lançamentos de produtos. As marcas podem divulgar toda a campanha utilizando uma hashtag, para assim ter essa “etiqueta” específica que vai ajudar na localização de seus posts.
Campanhas de engajamento
As campanhas de engajamento visam trazer o usuário para mais perto da marca, dando a ele a oportunidade de participar de algo. Nesse caso, as hashtags são criadas por marcas para que o seu público as replique, gerando conteúdos que tenham esses termos.
Geralmente, sorteios e outras campanhas dessa linha são as que mais conseguem engajar seguidores para que eles usem as hashtags.
Quais são as hashtags mais usadas no Instagram?
Há uma infinidade de termos utilizados para taguear fotos, em temas infinitos e da maneira como o usuário quiser, já que não há restrições. Alguns são muito populares, especialmente os mais generalistas, sem tanta segmentação definida.
A seguir, confira uma lista com as 100 hashtags mais usadas no Instagram e veja o número de ocorrências registradas em cada uma delas!
- #love: 1,221B
- #instagood: 704M
- #photooftheday: 478,6M
- #fashion: 456,5M
- #beautiful: 445,0M
- #happy: 413,8M
- #cute: 404,3M
- #tbt: 401,4M
- #like4like: 393,9M
- #followme: 374,3M
- #picoftheday: 363,1M
- #follow: 357,3M
- #me: 341,6M
- #selfie: 329,4M
- #summer: 320,6M
- #art: 319,4M
- #instadaily: 311,6M
- #friends: 299,3M
- #repost: 295,8M
- #nature: 286,4M
- #girl: 282,4M
- #fun: 277,6M
- #style: 268,7M
- #smile: 258,7M
- #food: 252,4M
- #instalike: 252,3M
- #family: 246,9M
- #travel: 245,3M
- #likeforlike: 244,3M
- #fitness: 238M
- #follow4follow: 220,3M
- #igers: 220,2M
- #tags4likes: 216,6M
- #nofilter: 213,6M
- #life: 211,7M
- #beauty: 211,2M
- #amazing: 204,8M
- #instagram: 197,2M
- #photography: 191,8M
- #photo: 179M
- #vscocam: 179M
- #sun: 176,1M
- #music: 174,6M
- #followforfollow: 169,7M
- #beach: 169,7M
- #ootd: 162,3M
- #bestoftheday: 159,6M
- #sunset: 159,5M
- #dog: 159,0M
- #sky: 158,9M
- #vsco: 156,2M
- #l4l: 153,4M
- #makeup: 152,9M
- #foodporn: 145,7M
- #f4f: 144,2M
- #hair: 139,9M
- #pretty: 137,9M
- #cat: 132,8M
- #model: 131,9M
- #swag: 130,8M
- #motivation: 126,6M
- #girls: 124,3M
- #party: 122,8M
- #baby: 122,5M
- #cool: 122,1M
- #gym: 118,1M
- #lol: 116,9M
- #design: 114,8M
- #instapic: 113,2M
- #funny: 112,8M
- #healthy: 111,7M
- #christmas: 108,9M
- #night: 108,3M
- #lifestyle: 108,2M
- #yummy: 107,1M
- #flowers: 106,8M
- #tflers: 105,6M
- #hot: 105M
- #handmade: 103,1M
- #instafood: 103,1M
- #wedding: 102,5M
- #fit: 101,9M
- #black: 100,8M
- #일상: 100.7M
- #pink: 99,98M
- #blue: 99,24M
- #workout: 98,62M
- #work: 98,40M
- #blackandwhite: 96,60M
- #drawing: 95,95M