Tarcísio se encontra com Bolsonaro buscando apoio para a aprovação da reforma tributária.

Após um dia repleto de encontros e negociações, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), encerrou a quarta-feira, 5 de julho, com um jantar ao lado do relator da reforma tributária, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). Na manhã desta quinta-feira, 6, ele iniciou o dia com uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o objetivo de convencer o atual presidente de honra do PL a apoiar a reforma tributária. Bolsonaro havia instruído todos os deputados do Partido Liberal – totalizando 99 – a votarem contra o texto.

O governador paulista pretende mostrar ao ex-presidente que a reforma foi concebida durante o governo Bolsonaro, uma vez que as PECs 45 e 110, que são a base do texto atual, foram apresentadas em 2019. O encontro ocorrerá na sede do PL, em Brasília, e poderá influenciar os votos da maior bancada da Câmara dos Deputados. No entanto, autoridades do Partido Liberal indicam que uma ala “mais radical” da legenda pode continuar votando contra o projeto. Ontem, o Republicanos, partido de Tarcísio, decidiu apoiar a reforma tributária.

Tarcísio está em Brasília desde a noite de terça-feira, 4, cancelando seus compromissos em São Paulo e permanecendo na capital federal “pelo tempo necessário”, conforme previamente relatado pela Jovem Pan. A expectativa é que o governador permaneça em Brasília pelo menos até sexta-feira, 7, para acompanhar a votação do projeto. Inicialmente, o chefe do Executivo paulista liderou um movimento de críticas à reforma, mas isso mudou após negociações com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), e o ministro da Economia, Fernando Haddad (PT).