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Que confusão tremenda está causando uma matéria publicada pelo colunista Lucas Pasin. De acordo com o jornalista, a influenciadora Gkay fez altas declarações para a equipe de gravação e tem dado bastante trabalho para a produção do filme “Um Natal Cheio de Graça”, que estreia dia 30 na Netflix.
Além de problemas com atraso, figurino, grosserias e gritaria com a equipe de produção, ela teria sido chamada atenção por causa de um comportamento inadequado.
“Ela chegou ao camarim contando que tinha ido a uma festa da Anitta na noite anterior, e disse: ‘Beijei não sei quantas bocas. Chupei não sei quantas rolas. E peguei sapinho. Vou passar para todo mundo’. Aquilo ali deixou todos assustados, estávamos no meio de uma pandemia”, disse um profissional da produção do filme, segundo Lucas Pasin.
Ele ainda conta que o par romântico dela, Sérgio Malheiros, procurou a produção do filme para reclamar do episódio junto ao RH.
Ainda de acordo com o colunista, neste momento ela teria abandonado a produção do filme: “Entrou no carro e falou que ia embora. Toda a equipe ficou esperando. Ela gritava que nós tínhamos vergonha dela, que a culpa era nossa. Tentou mudar a situação para sair de vítima”. Após algum tempo, voltou para gravar.
Os banners são uma parte vital da publicidade online. Para maximizar totalmente o alcance de sua campanha, você deve certificar-se de que está projetando os tamanhos de banner corretos que gerarão o maior número de impressões, cliques e vendas.
Redes de anúncios como a do Google criaram tamanhos padrão para anúncios em banner que são exibidos aos usuários em campanhas programáticas e de exibição. O tamanho de um anúncio de banner nas telas de dispositivos móveis e computadores pode afetar amplamente a forma como um usuário vê o anúncio, mas desenvolver os tamanhos certos determinará se seu anúncio pode ser exibido.
Os tamanhos dos anúncios devem atender às especificações de exibição de anúncios, geralmente definidas pelo Diário Federal, especialmente se você estiver anunciando por meio do Google, que possui a maior rede de exibição de anúncios do mundo.
Aqui estão os tamanhos de banner digital padrão e por que é importante usá-los. Também mostraremos algumas dicas para criar anúncios digitais e por que o design é importante.
O que são anúncios em banner?
Ao visitar um site, você notará grandes imagens, vídeos ou anúncios animados (HTML5) que geralmente ficam na parte superior e nas laterais da página. Estes são conhecidos como banners.
Os anúncios de banner são projetados para incorporar um gráfico em uma página da Web, que os anunciantes pagarão em troca de cliques no site do anunciante. O ideal é que esses anúncios sejam atraentes para que o espectador seja tentado a clicar neles, redirecionando-os para outra página.
Outro benefício da publicidade em banner é sua eficácia em ajudar as marcas a se tornarem amplamente conhecidas, pois seu principal objetivo é aumentar o conhecimento da marca. Eles podem ser estáticos, com uma imagem clicável básica, ou animados com conteúdo dinâmico.
Tamanhos padrão de anúncios de exibição e banner
Se você deseja contratar um profissional para criar seus banners , eles podem ajudá-lo a otimizar suas mensagens e call to action (CTA), proporcionando um melhor engajamento e ajudando você a atingir seus objetivos. Independentemente de você contratar especialistas ou fazer isso sozinho, é importante entender claramente os tamanhos dos anúncios em banner. Caso contrário, pode custar mais tempo e dinheiro do que você pensou inicialmente para colocar suas campanhas em funcionamento.
Os tamanhos mais comuns de anúncios gráficos e de banner
Se você não sabe por onde começar, os tamanhos abaixo cobrirão mais de 90% do espaço de anúncios em banner disponível na web. Esses são os tamanhos de banner mais comuns usados para campanhas programáticas e de exibição e podem cobrir qualquer orçamento.
Destacamos os tamanhos padrão mais comuns para começar:
Nome
Dimensão
Retângulo Médio
300 x 250px
retângulo grande
336 x 280px
Entre os melhores
728 x 90px
Tabela de classificação móvel
320 x 50px
Celular grande
320 x 100 pixels
Meia página
300 x 600 pixels
Amplo Arranha-céu
160 x 600 pixels
arranha-céu
120 x 600 pixels
Quadrado
250 x 250 pixels
quadrado pequeno
200 x 200 pixels
Banner principal
468 x 60 pixels
Retrato
300 x 1050 pixels
Painel publicitário
970 x 250 pixels
Tabela de classificação grande
970 x 90 pixels
Meio Estandarte
234 x 60 pixels
Faixa Vertical
120 x 240 pixels
retângulo pequeno
180 x 150 pixels
Banner móvel
300 x 50 pixels
arte quadrada responsiva
1200 x 1200 pixels
Arte de paisagem responsiva
1200 x 628 pixels
Os tamanhos de anúncio retângulo médio e retângulo grande são compactos, portanto, são ótimas opções para incorporação em conteúdo de texto. Os anúncios retangulares médios são especialmente preferidos pelos anunciantes porque são muito convenientes para exibição em telas de dispositivos móveis e computadores.
Anúncios de placar são as telas grandes normalmente encontradas na parte superior das páginas da web. Esse tamanho de anúncio oferece muitas oportunidades para obter impressões dos usuários porque são muito intrusivos e fáceis de ver. Da mesma forma, os anúncios de cabeçalho para celular funcionam da mesma maneira, mas são otimizados para dispositivos móveis.
Anúncios em banner de meia página ocupam muito espaço, por isso são fáceis de ver, como anúncios de cabeçalho. No entanto, os banners de meia página devem ser projetados corretamente para chamar a atenção do usuário. Devido ao seu tamanho grande, os anúncios de meia página devem ser visualmente agradáveis.
Anúncios em banner de vídeo
Os anúncios de banner em vídeo são o formato de crescimento mais rápido na publicidade gráfica. Os usuários geralmente respondem melhor a eles porque são mais propensos a captar e manter sua atenção. Isso produz maior engajamento com sua marca porque os usuários se lembrarão melhor da mensagem em formato de vídeo.
Existem diferentes tipos de anúncios em vídeo e eles podem funcionar de maneira diferente dependendo do domínio do host. Alguns são plantados nos próprios anúncios de banner, enquanto outros são usados durante os streams de vídeo.
Publicidade em vídeo em banner
Os anúncios em vídeo em banner são banners com vídeos incorporados. Os usuários podem clicar nesses anúncios de banner para expandi-los em uma janela maior ou ir para o domínio do host. Eles usam o mesmo espaço fornecido para um anúncio de banner padrão, mas têm uma experiência de vídeo dinâmica em vez de uma imagem estática.
Publicidade em vídeo in-stream e out-stream
Ao contrário dos anúncios em vídeo em banner, os vídeos in-stream e out-stream exigem um player de vídeo da plataforma de hospedagem. Embora esses anúncios possam ser mais intrusivos para os usuários, eles são eficazes para aumentar o engajamento do site.
Os anúncios em vídeo out-stream geralmente são encontrados em artigos ou feeds sociais. Eles normalmente começam sem som e, se o usuário não quiser interagir com o anúncio ao passar por ele, eles param automaticamente. Os anúncios em vídeo out-stream também funcionam de forma independente, o que significa que não dependem de outro conteúdo de vídeo para funcionar.
Por outro lado, os anúncios de vídeo in-stream dependem do conteúdo de vídeo porque são reproduzidos antes, durante ou depois de um vídeo de streaming. O anunciante usa esses anúncios para monetizar o conteúdo do vídeo e o usuário não pode impedi-los de reproduzi-los.
Banners HTML5
Os anúncios HTML5 são formados a partir de um arquivo zip contendo camadas individuais que são animadas usando HTML. Eles geralmente reproduzem uma curta animação de três a cinco segundos sem som. Os anúncios HTML5 oferecem muitos benefícios para anunciantes e usuários porque não são tão perturbadores quanto o vídeo ou o áudio, mas podem incluir uma mensagem mais longa do que os anúncios gráficos estáticos.
Como funcionam os anúncios em banner?
O ideal é que os anúncios em banner não sejam apenas vistos – eles devem ser clicados. No entanto, é importante entender, ao orçar e comprar posicionamentos de anúncios, que você normalmente paga por impressão de anúncio. Existem várias razões pelas quais isso é importante. Vamos dar uma olhada neles.
Tráfego
Marcas e agências usarão várias estratégias programáticas (como retargeting , dados comportamentais ou contextuais ) para tentar licitar o posicionamento do anúncio para os grupos de público certos. Se o anúncio for envolvente e eficaz, aumentará drasticamente o fluxo de tráfego para o site. Por outro lado, se o posicionamento e o design do seu anúncio forem ruins, sua taxa de cliques (CTR) no posicionamento ficará abaixo da média do setor.
Se você seguir os princípios básicos de design, pode ser fácil direcionar o tráfego. Independentemente da sua mensagem, você deseja atrair a atenção do usuário. Quanto mais exibições de anúncios (ou impressões) você puder pagar, maior será o potencial de mais tráfego para seu site.
Vendendo produtos
Alguns dos melhores anúncios de banner hoje vendem produtos. Isso ocorre porque os espectadores ficam mais tentados a clicar em um anúncio se for um produto relevante que estão pensando em comprar.
Os anúncios em banner de produtos usam uma tecnologia chamada inserção dinâmica, na qual o produto que você comprou é redirecionado para você em um anúncio em banner. Qualquer pessoa que já esteve na Amazon provavelmente experimentou um desses anúncios, pois eles são divulgados em milhares e até milhões de sites e aplicativos para aumentar a chance de se conectar com o público.
Anúncios de produtos de retargeting são tipicamente um tráfego mais barato do que um anúncio de pesquisa paga e eles convertem mais. Então, quando as marcas podem atrair um usuário com um banner e levá-lo a comprar o produto que estavam considerando, é uma campanha eficaz – geralmente com um retorno positivo do investimento (ROI).
Chamando a atenção do usuário
Além de usar técnicas de design para chamar a atenção do usuário para seu anúncio de banner digital, você também deve combinar isso com imagens que chamam a atenção, conteúdo com aparência profissional e um esquema de cores sólido. Para HTML5 e anúncios dinâmicos, o som desempenha um papel importante no envolvimento do usuário, por isso deve corresponder ao tom do anúncio.
Mais importante ainda, você deseja manter o anúncio em banner consistente com sua marca e com a voz de sua marca. Isso cria consistência para o usuário, que tem mais chances de manter sua atenção por muito tempo depois de olhar para um anúncio por alguns segundos.
Dicas de design de banners
Você não precisa ser um designer gráfico profissional para ter um banner de sucesso para sua campanha de exibição, mas deve ter algum conhecimento sobre os princípios básicos de design. Se não, aqui estão algumas dicas a seguir.
Mantenha simples
Você deseja que as imagens em um anúncio de banner sejam de alta qualidade e facilmente reconhecíveis. Alguns usuários apenas olham para um anúncio em banner por um segundo ou dois, por isso é importante ter algo intrigante que também forneça clareza. As imagens individuais têm um desempenho melhor do que as colagens porque mantêm a clareza do anúncio e não o sobrecarregam.
Para o conteúdo, use um texto curto, conciso e fácil de ler. O texto é uma ótima maneira de criar confiança com o usuário e fazer com que ele clique no anúncio. Você também deve aliviar qualquer preocupação informando ao usuário o que ele está perdendo se não clicar em seu anúncio.
HTML5 vs. Estático
Os anúncios HTML5 são anúncios em vídeo dinâmicos, o que significa que incluem algum tipo de animação ou vídeo. É importante certificar-se de que sua animação foi projetada corretamente. Se a animação for executada antes que o usuário role para vê-la, ela precisa chegar para que o anúncio em banner ainda faça sentido.
Os anúncios estáticos não incluem nenhuma animação, mas permanecem imóveis durante toda a experiência do usuário. Eles precisam ser projetados de forma eficaz para aumentar o envolvimento do usuário, pois podem não chamar tanto a atenção quanto os anúncios HTML5.
Cor
Você deseja manter seu esquema de cores consistente com sua marca. As cores não devem entrar em conflito com nenhum logotipo ou imagem que você usa. Seu esquema de cores também deve coordenar com as cores da página de destino para a qual o usuário será redirecionado.
Chamada para ação
Muitos banners de sucesso apresentam um botão de chamada para ação. Idealmente, o usuário se sentirá inclinado a clicar nele. Palavras de ação como “ver”, “tentar” ou “assistir” criam urgência para que o usuário fique mais propenso a clicar. Em geral, você deseja criar a ideia de que seu usuário obterá o que deseja quando clicar no anúncio de banner.
Dispositivos móveis
Por fim, você deve considerar a aparência do seu anúncio em banner quando visualizado em um dispositivo móvel em vez de em um computador. Os dispositivos móveis usam os mesmos tamanhos de banner padrão, mas pode ser necessário ajustar a proporção para que o anúncio seja exibido corretamente. Os usuários não se incomodarão em ler fontes minúsculas, portanto, tenha isso em mente ao criar anúncios de banner para dispositivos móveis.
Os anúncios em banner são essenciais para a publicidade on-line porque ajudam a aumentar o envolvimento do usuário em seu site. Com os tamanhos de anúncio de banner corretos, você poderá alcançar mais facilmente clientes em potencial para sua marca e aumentar o impacto e a eficácia de sua campanha de exibição.
Você está procurando dicas úteis para sua próxima campanha de banner? Na Rank Fuse Digital Marketing, nos especializamos na conversão de arquivos PSD em camadas em banners HTML5 animados e também no gerenciamento de campanhas publicitárias programáticas e gráficas. Nossos especialistas podem ajudar a aumentar o conhecimento de sua marca na Internet, incorporando anúncios gráficos contextuais em campanhas de pesquisa paga. Para obter mais informações, entre em contato conosco hoje em +55 (61) 26262734
A nova funcionalidade foi disponibilizada nesta segunda-feira (28), até então, uma das formas usadas para isso era criar grupos e então remover os contatos adicionados
O WhatsApp liberou, nesta segunda-feira (28), um atalho na lista de contatos para permitir que usuários possam conversar consigo mesmos no Android e no iPhone (iOS). Até então, uma das formas usadas para isso era criar grupos e então remover os contatos adicionados.
Agora, o usuário que selecionar o botão de iniciar uma conversa verá o seu próprio número no topo da lista de contatos. Apesar de parecer uma prática inusitada, conversar com si mesmo no aplicativo pode ser uma boa opção para deixar recados salvos.
Em nota, o WhatsApp informou que “essa funcionalidade traz a conveniência de poder enviar notas para sua lista de tarefas, lembretes, listas de compras e qualquer outra anotação que o usuário queira ter acesso facilmente, na palma da sua mão, no aplicativo que ele já usa com frequência”.
Veja a nova forma de conversar com você mesmo no WhatsApp:
1- Na tela inicial, crie uma nova conversa com o ícone no canto inferior direito;
2- Caso seu aplicativo esteja atualizado, sua foto aparecerá no topo da lista de contatos;
3- Clique no seu nome e comece a enviar mensagens.
Recentemente a empresa liberou a possibilidade de criar “enquetes” dentro de conversas. Como próxima funcionalidade, o aplicativo informou que está testando a opção de pesquisar empresas e realizar compras dentro do aplicativo.
“Essa experiência de finalização de compra integrada será um divisor de águas para pessoas e empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente”, informou a empresa.
Há três meses que foi inaugurado dentro da tradicional Casa de Cultura Laura Alvim, na praia de Ipanema, na zona sul do Rio, os estúdios da Rádio Laura, uma rádio 100% digital e que, uma vez por mês, a partir de dezembro, abrirá as suas portas para o público gravar gratuitamente podcasts com até 30 minutos de conteúdo.
A primeira gravação será no próximo dia 1º de dezembro. “Será um podcast social e pode ser uma entrevista, uma dica cultural, uma palestra ou qualquer outro tipo de produção que tenha a ver com a proposta da rádio de ser leve, democrática e apresentar assuntos de interesse geral”, afirma Tatianna Trinxet, diretora da produtora Constelar e idealizadora do projeto que tem patrocínio da empresa de petróleo PRIO.
A rádio terá curadoria do radialista Ruy Jobim e a sua programação será voltada para música, agenda cultural, entrevistas com convidados e concertos especiais de música como os da Orquestra Sinfônica Brasileira. Em breve, o projeto também apresentará podcasts de humor comandados por Fábio Porchat.
Interessados em gravar gratuitamente nos estúdios da Rádio Laura poderão buscar as regras gerais de participação no site da iniciativa. Veja abaixo uma foto de como ficou o estúdio da nova rádio que funcionará no espaço.
#RetrospectivaSpotify mostra quais artistas, bandas, singles e discos você mais ouviu no ano que passou
A Internet estava aguardando ansiosamente e o Spotify Wrapped finalmente chegou!
Player de música mais popular do planeta, a ferramenta sueca fez a alegria de quem consome artistas, bandas, singles e discos no streaming, e disponibilizou aquele famoso resumão de final de ano para saber o que você ouviu mais.
Para os músicos, é hora de colher os frutos e compartilhar diversas postagens sobre como suas obras foram consumidas ao longo dos últimos 12 meses, com milhares de horas e inclusões nas mais diversas playlists.
Como Fazer seu Spotify Wrapped
Para fazer a sua Retrospectiva Spotify customizada e saber o que você mais ouviu no Spotify em 2022, é bem fácil.
Você vai precisar usar o app da plataforma para dispositivos móveis, e aí é só clicar aqui no link do Spotify Wrapped, que irá abrir seu aplicativo e gerar o seu resumão de 2022.
Dezembro marca a temporada oficial das retrospectivas de final de ano. O Spotify começa a liberar nesta quarta-feira (30) as listas de artistas, músicas e podcasts mais ouvidos por cada usuário.
A novidade em 2022 é que, baseado no seu consumo de conteúdo, a plataforma pode te classificar em quatro tipos de personalidades musicais.Como fazer?
Para conferir sua retrospectiva, chamada Spotify Wrapped, é bem simples. Ao entrar no app em seu celular ou tablet (com o sistema operacional Android ou iOS) com perfil e senha, um aviso já aparecerá na tela sugerindo a visualização da sua retrospectiva 2022.
Os resultados são apresentados em formato de Stories, para serem facilmente compartilhados no Instagram, TikTok ou Facebook (você também pode baixá-los). O visual está bem diferente do do ano passado.
A novidade deste ano é a opção para compartilhar também no WhatsApp.
Além das canções, artistas e gêneros favoritos, você também verá quantos novos artistas descobriu e quanto tempo passou na plataforma.
É importante destacar que o aplicativo Spotify deve estar atualizado no seu dispositivo. E que o recurso está sendo liberado (algumas pessoas podem não conseguir visualizar por enquanto).
Personalidades dos usuários
Sabe aquela ideia de que as músicas que você ouve dizem muito sobre você? O Spotify decidiu levar isso ao pé da letra. Além dos artistas mais ouvidos, a retrospectiva de 2022 oferece diferentes tipos de gosto musical de cada pessoa.
O recurso é chamado de “Sua Personalidade Sonora”
“Os fãs podem descobrir qual dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora criada pelo Spotify eles possuem, com base em suas tendências de 2022”, diz a empresa em seu comunicado.
Outra funcionalidade da retrospectiva é destacar para os usuários como o gosto musical de cada um evolui ao longo do dia no chamado “Seu Dia em Áudio”.
Artistas agradecem em vídeos
Para este ano, o Spotify ampliou a oferta de mensagens gravadas em vídeo agradecendo aos fãs pelo carinho.
Segundo a empresa, mais de 40 mil artistas podem aparecer para os usuários (com limite de 10 por pessoa). Entre os nomes estão Taylor Swift, Billie Eilish, J Balvin e Måneskin. Cada vídeo vem acompanhado da música mais ouvida da respectiva pessoa durante 2022.
Artistas mais ouvidos em 2022
Além da recontagem individual, o Spotify também compilou os dados de todos os seus 456 milhões de ouvintes, para revelar quem mais bombou no ano.
No ranking brasileiro, quem ficou no topo foi Marília Mendonça, que faleceu em um trágico acidente aéreo no final do ano passado. Veja o top 5:
Marília Mendonça
Henrique e Juliano
Jorge & Mateus
Gusttavo Lima
Maiara & Maraisa
Anitta foi a brasileira mais tocada no mundo, mas, no território nacional, teve que se contentar apenas com uma posição no Top 20.
No ranking global, o artista Bad Bunny, cantor de reggaeton, liderou com mais de 18,5 bilhões de reproduções na plataforma. Em 2020 e2021, ele já havia conquistado o posto de artista mais ouvido do mundo na plataforma.
A segunda colocada foi a cantora Taylor Swift. Confira o ranking:
Bad Bunny
Taylor Swift
Drake
The Weeknd
BTS
Bad Bunny também ficou com o título de melhor álbum global, com o “Un Verano Sin Ti”.
Músicas mais tocadas em 2022
Curiosamente, Marília Mendonça não entrou no Top 5 de músicas mais tocadas no Brasil – sinal de que seus fãs ouviram diversas faixas para relembrar a cantora.
Quem monopolizou as ondas sonoras foi a dupla Hugo & Guilherme, com a versão live de “Mal Feito”. Veja como ficou a lista:
“Mal Feito – Ao Vivo”, de Hugo & Guilherme
“Malvadão 3”, de Xamã
“Vai Lá em Casa Hoje”, de George Henrique & Rodrigo
“Molhando o Volante”, de Jorge & Mateus
“Dançarina”, de Pedro Sampaio
Lá fora, quem levou foi o cantor Harry Styles. Mas Bad Bunny emplacou duas faixas, ajudando a consolidá-lo como a estrela musical que mais bombou no Spotify:
O narrador Galvão Bueno não participará da abertura da Copa do Mundo do Catar, no próximo domingo, 20, por ter sido diagnosticado com covid-19 no fim de semana passado. O narrador esteve internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para se recuperar da doença.
Esta marca o fim de uma tradição que já dura 36 anos na televisão brasileira. Como principal nome esportivo da TV Globo, Galvão esteve presente na abertura de 9 Copas do Mundo e sempre narrou os jogos de estreia.
No sexta-feira, 18, Galvão testou negativo para covid-19 e foi liberado para viajar para o Catar. Aos 72 anos, a Copa do Mundo no Qatar deve ser a última da carreira de Galvão Bueno como narrador da Globo.
Luis Roberto é o substituto na abertura e no jogo entre Catar e Equador. A estreia de Galvão deve ser no primeiro jogo do Brasil contra a Sérvia, no próximo dia 24 de Novembro.
Atualmente vivemos a Era do Consumo. A contemporaneidade é marcada fundamentalmente pelas relações entre indivíduo, sociedade, signos e mercadorias. A nossa relação com os objetos…
Atualmente vivemos a Era do Consumo. A contemporaneidade é marcada fundamentalmente pelas relações entre indivíduo, sociedade, signos e mercadorias. A nossa relação com os objetos hoje é fruto da mudança dos valores funcionais para valores de signo, ou seja, a funcionalidade do objeto fica em segundo plano, nos interessa, no entanto, o que ele representa. A moda é muito importante nesta dinâmica porque funciona como um sistema. Muito mais do que lindos rostos na TV ou vitrines luxuosas, a moda participa do cotidiano de todos os indivíduos, de forma contundente e de maneira a guiar-lhes todos os passos: alimentação, cultura, saúde entre outros.
O ciclo de vida dos produtos é cada vez menor; na moda isso é expressão máxima. Hoje procuramos o novo a todo o momento e a qualquer custo, dessa forma, a moda, caracterizada pelo ciclo efêmero de vida de produtos, torna-se categoria cultural e também objeto de estudo de filósofos e sociólogos.
Nas últimas décadas, principalmente com a contribuição de Gilles Lipovetsky, o assunto moda foi elevado à categoria nobre de objeto de estudo, a partir do momento que sua dinâmica passa a ser interessante também para as outras indústrias de consumo.
Para entender a dinâmica da sociedade de consumo, Jean Baudrillard consagra o conceito de gadget: “por trás de cada objeto real há o objeto sonhado” diz Baudrillard. Gadget é a dinâmica que põe em cena o esgotamento do valor instrumental do objeto, realça seu esplendor e seu valor de signo. Hoje, o que guia nossos pensamentos é a subjetividade, sonhamos em ter uma linda peça de roupa, em jantar em um restaurante bacana, o que comanda são produtos/signos que nos completam, são almejados, procurados e sonhados: objetos que não têm significados em termos de matéria e função, mas sim na subjetividade e associações dos signos. São estes os produtos que consumimos hoje, os signos.
As imagens do estilista indiano Manish Arora que ilustram este texto trazem essa atmosfera de sonho, criam momentos mágicos e teatrais. Poderíamos dizer que é nesta atmosfera irreal que os desejos dos consumidores flutuam, seja nas lojas, na internet, dentro de suas próprias casas, nas ruas, nas relações com amigos e família.
Day Dream é o conceito que o autor Colin Campbell trabalha em seu livro A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno é o sonhar acordado, é a constante espera de emoções, é a ansiedade permanente, são os indivíduos diante da TV ou diante de uma vitrine na rua aguardando que algum milagre aconteça e que todas as maravilhas em forma de signos venham significar algo de realmente relevante em suas vidas. Somos todos, na verdade, indivíduos frustrados. À medida que colocamos nossas emoções nos produtos de consumo, conquistamos uma felicidade efêmera: ao comprá-lo estamos felizes, mas logo precisamos comprar novos produtos/objetos/signos, pois os nossos já são obsoletos.
Sonhamos acordados e participamos de uma dinâmica tão engajada no nosso cotidiano que às vezes nem percebemos todo este movimento mental x real. Como diz Colin Campbell “quanto mais hábil o indivíduo é como um artista do sonho, tanto maior será, provavelmente, então, este elemento de desencanto”. Veja também: Por que consumo só, não sacia? O desejo e a busca de significado em nossa vida.
A mídia faz a conexão desta dinâmica. A TV é a janela invertida, traz o mundo ao nosso lar. “Através da mídia, da propaganda, o significado tem autonomia, e os signos estão livres de vinculação com os objetos particulares e aptos a serem usados em associações múltiplas”, diz Baudrillard.
Este cenário se apresenta como um enorme desafio para qualquer produto ou serviço que seja lançado e oferecido aos consumidores. As características incertas e subjetivas são os pilares que o estilista de moda deverá estar atento.
Dentro desta perspectiva, o trabalho das empresas de Cool Hunting, que fazem o reconhecimento de padrões de comportamento, é muito procurado na atualidade. São empresas-observatórios que oferecem informações preciosas sobre os potenciais compradores de moda ou qualquer outro tipo de produto/serviço, trabalhando sempre para descobrir o novo, mas este será o assunto para o próximo post.
Jean Baudrillard em Sociedade de Consumo diz que não compramos objetos para possuí-los e sim para destruí-los. A cada nova compra já estamos pensando na próxima. A efemeridade da moda acaba funcionando como antídoto para curar a ansiedade e saciar em pequenas porções a sede de emoções. A cada semana, uma nova coleção na vitrine, a cada dia um novo capítulo na novela das oito, a cada seis meses a nova versão do carro do ano, um novo restaurante imperdível é inaugurado. Somos todos, então, atores no “teatro” do consumo.
Apreciados na Ásia e na África, mas vistos com aversão em quase todo o Ocidente, eles ganham o cardápio de casas elogiadas no Brasil
No México, grilos, formigas e gafanhotos são vendidos aos sacos, na beira da estrada, para consumo imediato. No Oriente, minhocas e besouros ornamentam pratos tradicionais. Na África se come tudo isso, e mais cupins e larvas variadas. Até no Brasil a tanajura, ou içá, uma espécie de saúva, é apreciada em diversas regiões, assada na manteiga com farinha de mandioca (o gosto, dizem, lembra pipoca). Comer insetos faz parte da cultura de várias partes do mundo, mas na maioria das grandes cidades do Ocidente as pessoas torcem o nariz para o acepipe — uma aversão que começa a ser combatida com a introdução, cada vez mais comum, de artrópodes no cardápio de restaurantes estrelados. “Insetos são um substituto nutritivo e sustentável para a carne convencional e podem desempenhar um papel cada vez maior no sistema”, prevê Peter Alexander, pesquisador de segurança alimentar na Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Com três estrelas no Guia Michelin e alta cotação no cobiçado ranking da revista Restaurant, o Noma, de Copenhague, avisa aos interessados em seu menu degustação de outono (preço: o equivalente a 2 500 reais por pessoa): “Espere verduras e flores preservadas que colhemos no verão, junto com cogumelos, frutas vermelhas e tudo o que a floresta tem a oferecer” — aí incluídas formigas. Degustações recentes introduziram um tartar de carne levemente curado em algas marinhas, servido com azeite de aipo e salpicado de formigas-da-madeira, típicas das regiões cobertas de pinheiros. Reza a propaganda que elas dão um toque cítrico aos pratos. A criatividade se estende às sobremesas, no delicado chocolate branco artesanal recheado de larvas de abelha grelhadas e caramelizadas. “Há espaço para todo tipo de ideia e inovação, desde que o resultado final seja algo delicioso”, ensina o chef René Redzepi.
TOQUE BRASILEIRO – Criação de Alex Atala, do paulistano D.O.M.: formiga içá inteira dentro de uma bala de cachaça, um acepipe para pegar com a mão, levar à boca, morder e sentir a explosão (e a estranheza) de sabores e texturas – Ricardo D’Angelo/.
No paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, em São Paulo, que ostenta duas estrelas no Guia Michelin, uma içá inteira — o “caviar caipira”, na definição de Monteiro Lobato — recheia uma bala de cachaça. Em outras versões criadas por Atala, a formiga já marcou presença até no tradicional aligot, da culinária francesa. No México, o Casa Oaxaca, do chef Alejandro Ruiz, listado entre os melhores da América Latina, usa e abusa do apreço nacional por bichinhos, com destaque para a tostada de insectos — gafanhotos e minhocas se misturam a rabanetes e outros legumes em um prato multicolorido. Ruiz considera que “as técnicas de preparação herdadas por gerações devem ser conservadas”, mas não recusa algum toque moderno nos pratos que cria.
Mais de 2 bilhões de pessoas em 130 países consomem insetos regularmente, até sem saber. Na Austrália, a manteiga de amendoim pode levar até 5% de fragmentos deles. Já a mexicana cochonilha compõe um corante alimentício vermelho-escuro usado em geleias, biscoitos e doces. Ainda no México, os gafanhotos, chamados de chapulines (sim, vem daí o nome do Chapolim Colorado da turma do Chaves), fazem parte de uma infinidade de pratos, dos tacos ao guacamole. Mas seu consumo mais disseminado ganhou impulso com um relatório divulgado pela FAO, a divisão de alimentação e agricultura da ONU, propondo a ingestão de insetos como substituto mais barato e mais sustentável das carnes vermelhas e brancas.
Foi nessa época que três irmãos sul-africanos inauguraram a Entomo Farms, na província de Ontário, no Canadá — hoje uma das maiores fornecedoras de insetos comestíveis da América do Norte. “Grilos contêm todos os nove aminoácidos essenciais, têm duas vezes mais proteína, quatro vezes mais vitamina B12 do que a carne vermelha, além de serem ricos em cálcio e ferro e uma fonte de fibras”, detalha, entusiasmado, Jarrod Goldin sobre o principal produto da empresa — que, segundo ele, vê a lista de clientes crescer ano a ano.
Na Europa, apesar de apenas 10,3% dos cidadãos se dizerem dispostos a trocar carnes por insetos, o mercado deve alcançar 4,6 bilhões de dólares até 2027. Consultor da Entomo Farms, Michael Von Massow, professor da escola de economia de alimentos e recursos agrícolas da canadense Universidade de Guelph, explica que insetos são um gosto adquirido. “Temos uma inclinação natural a comer o que sempre comemos”, diz. Mas, eventualmente, os paladares mudam. “Lembrem-se da quinoa e do sushi”, observa. Será que nós e os insetos chegaremos lá?
Com capacidade para cerca de 6.000 passageiros e 2.300 tripulantes, espera-se que navegue pelos mares a partir de 2025
A divisão de cruzeiros do grupo americano Disney anunciou a aquisição do “Global Dream”, um dos maiores navios de cruzeiro do mundo, ainda inacabado, que há meses aguardava um novo dono em um hangar na Alemanha.
Genting HK, um grupo asiático de viagens e lazer, foi quem encomendou o navio de sua subsidiária alemã MV Werften. Ambas as empresas faliram, porém, vítimas da pandemia da covid-19 que paralisou os cruzeiros.
Desde então, o destino do mastodonte dos mares é incerto.
“Sua construção será concluída no antigo estaleiro da MV Werften em Wismar, sob a supervisão de Meyer Werft”, estaleiro com sede em Papenburg, na Baixa Saxônia, que já construiu três outros navios de cruzeiro para o grupo, anunciou a Disney Cruise Line em um comunicado divulgado na quarta-feira (16).
O preço de compra não foi divulgado.
Em junho, a administração da MV Werften indicou que o navio, com um custo total estimado de 1,5 bilhão de euros, ainda precisava de 600 milhões de euros para ser concluído.
O “Global Dream” será renomeado, seu exterior, redecorado em “cores inspiradas no Mickey Mouse”, e ficará fora dos Estados Unidos. Com capacidade para cerca de 6.000 passageiros e 2.300 tripulantes, espera-se que navegue pelos mares a partir de 2025.
Para Alexander Eder, primeiro passo para ser trader é chegar ao final do mês de forma lucrativa
Se o episódio 170 do GainCast, com Alexander Eder, já foi épico, imagine o 171, que traz novamente mister Elder, mas dessa vez presencialmente, direto do 7º Congresso Brasileiro de Traders.
Nesta segunda entrevista, Alexander Elder contou sobre sua infância, perseguição e asilo político. Também falou muito sobre mercado. Quais são os indicadores que mais utiliza, sobre a importância de um diário de trader, assim como sobre a necessidade (ou não) de contar com um mentor.
“Algumas pessoas aprendem melhor sozinhas. Algumas aprendem melhor sobre trade com mentores”, disse ele. “Se você mantiver um diário de trade e revisar esse diário, você vai se tornar seu próprio professor”, acrescentou.
Para ele, o primeiro passo é chegar ao final do mês e ter sido lucrativo com as operações. “Uma vez que, de forma confiável, você tirar dinheiro com swing trade, você pode fazer day trade”, aconselhou, mas ponderou: “Não é uma questão de tempo, mas de nível de habilidade.”
Não precisa dizer muito mais que isso para deixar claro que é um episódio extremamente necessário a todo trader!