O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), decretou, nesta quinta-feira (29), luto oficial de três dias em todo o país pela morte de Pelé, o rei do futebol.
Publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o decreto Nº 11.315, assinado pelo presidente, informa que “é declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, ex-jogador de futebol”.
- São Paulo
Como jogador do Santos, Pelé teve forte passagem também pelo estado de São Paulo. Nesse sentido, o governador Rodrigo Garcia também decretou luto oficial de sete dias no estado pela sua morte.
“Pelé é o maior nome dos muitos atletas que conduziram o Brasil à glória do futebol mundial, o maior gênio do esporte, um embaixador global da nossa arte, talento e simpatia. Mineiro de nascimento, Pelé está eternamente ligado a São Paulo. Iniciou sua carreira pelo Bauru, onde se consagrou campeão infanto-juvenil, e depois conquistou todos os títulos estaduais, nacionais e mundiais pelo Santos, clube que o contratou como profissional, com apenas 15 anos”, diz a nota oficial do governo do estado.
- Minas Gerais
A cidade natal de Pelé, Três Corações, em Minas Gerais, decretou luto por sete dias em homenagem o ídolo. A prefeitura usou as redes sociais para relembrar as raízes do Edson Arantes do Nascimento, filho de Dona Celeste e Dondinho. A postagem destacou que ele nasceu na antiga Rua Treze, que hoje leva seu nome. “E, mesmo depois de tornar-se Pelé, nunca se esqueceu de sua terra natal”, diz a nota.
O Governo de Minas Gerais também declarou luto oficial por três dias em homenagem a Pelé. Em nota oficial, o governo destacou que o ex-jogador foi o mais jovem da história a vencer uma Copa do Mundo, aos 17 anos, impulsionando o Brasil para o cenário mundial do futebol. “Pelé se despede com status de imortal e reconhecido em todos os continentes como o maior jogador de futebol de todos os tempos”, afirma o comunicado.