Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas você já se perguntou como uma fotografia em particular foi tirada e por quê? E quem é a pessoa por trás das lentes? Algumas das fotografias mais célebres e icônicas congelaram eventos importantes da história mundial que, de outra forma, poderiam ter sido perdidos. Mas, além das notícias que transmitem, as fotografias muitas vezes têm outra história para contar além da imagem em si.
Pronto para focar além do que os olhos veem? Clique e descubra histórias incríveis por trás de fotografias famosas!
Vista da Janela em Le Gras, 1827
O inventor francês, Nicéphore Niépce, recebe o crédito pela produção da mais antiga fotografia de câmera sobrevivente, que retrata uma vista de sua janela em Saint-Loup-de-Varennes tirada em 1827 e capturada após um tempo de exposição de cerca de oito horas. Niépce é geralmente reconhecido como o primeiro inventor do processo para fazer fotografias permanentes.
Adolf Hitler na multidão, 1914
Em 2 de agosto de 1914, o fotógrafo alemão Heinrich Hoffmann inadvertidamente capturou um jovem Adolf Hitler entre uma enorme multidão reunida na Odeonsplatz de Munique durante um comício em apoio à guerra contra a Rússia. A foto se tornou uma imagem favorita da propaganda nazista, aparecendo com legendas como “Adolf Hitler: Um homem do povo”, e reproduzida em várias ocasiões em jornais, panfletos políticos, biografias e livros escolares.
‘Lunchtime atop a skyscraper’, 1932
Tirada em 20 de setembro de 1932, muito provavelmente por Charles C. Ebbets durante a construção do Edifício RCA (parte do Rockefeller Center) em Nova York, ‘Lunchtime atop a skyscraper’ (Almoço no topo de um arranha-céu) apresenta 11 trabalhadores da construção civil sentados em uma viga de aço a 260 metros acima do solo durante uma pausa para o almoço. Décadas depois, o New York Post descreveu a imagem como “a imagem mais famosa de uma pausa para o almoço na história de Nova York” e tentou identificar os homens na foto.
‘Mãe Migrante’, 1936
A fotógrafa americana, Dorothea Lange, estava trabalhando para a Administração de Reassentamento (mais tarde a Administração de Segurança Agrícola) quando capturou essa imagem icônica de uma m u l h e r e seus dois filhos durante a Grande Depressão.
Desastre de Hindenburg, 1937
Após seu voo transatlântico, o dirigível de passageiros alemão LZ 129 Hindenburg estava tentando atracar em seu posto de amarração em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937, quando explodiu, matando 36 pessoas. Imagens de noticiários e fotografias do desastre diminuíram a confiança do público neste modo de transporte, significando o fim da era dos dirigíveis.
Menino do Gueto de Varsóvia, 1943
Em uma das fotografias mais famosas do Holocausto, um pequeno judeu coloca as mãos sobre a cabeça, enquanto um grupo de civis é mantido sob a mira das arma de tropas alemãs da SS. O grupo tinha sido forçado a sair de um bunker onde estavam abrigados durante a Revolta do Gueto de Varsóvia na Polônia ocupada pelos alemães. Tirada em algum momento entre 19 de abril e 16 de maio de 1943, a imagem mostra claramente o cabo da SS, Josef Blösche, apontando sua metralhadora para o menino. Em 1967, Blösche foi preso e, mais tarde, condenado por numerosos crimes de guerra e sentenciado à morte. Ele foi executado em 29 de julho de 1969.
Levantando a bandeira em Iwo Jima, 1945
Essa é uma das fotografias mais famosas da Segunda Guerra Mundial. A imagem do fotógrafo Joe Rosenthal foi feita em 23 de fevereiro de 1945 e mostra os fuzileiros navais dos EUA levantando a bandeira americana no topo do Monte Suribachi em Iwo Jima. Essa imagem foi reproduzida em todo o mundo. No entanto, esta foi a segunda bandeira a ser hasteada na ilha naquele dia.
Nagasaki, 1945
Quando a bomba atômica explodiu sobre Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, ela também foi fotografada. A imagem que registra a explosão da segunda bomba, lançada em Nagasaki em 9 de agosto, é a única a mostrar a escala total da nuvem de cogumelos do ar, elevando-se a 6.000 km acima da cidade. O rescaldo mortal foi capturado pelo tenente Charles Levy com sua câmera pessoal enquanto estava a bordo do avião B-29 The Great Artiste.
Retrato de aniversário de Albert Einstein, 1951
Em 14 de março de 1951 (o dia de seu 72º aniversário), Albert Einstein foi cercado pelos paparazzi enquanto deixava o trabalho no Instituto de Estudos Avançados em Princeton, Nova Jersey. Irritado com o grupo da imprensa reunido, o físico teórico mundialmente famoso colocou a língua para fora em vez de presenteá-los com um sorriso.
Marilyn Monroe na grade do metrô, 1954
Uma das imagens mais cativantes de Marilyn Monroe é dela em pé sobre uma grade do metrô de Manhattan enquanto a corrente de ar sopra seu vestido branco. Vários fotógrafos capturaram o momento na câmera, que ocorreu em 16 de setembro de 1954, durante as filmagens de ‘O Pecado Mora ao Lado’. Alegadamente, o marido de Monroe, Joe DiMaggio, ficou descontente com a atenção que sua esposa recebeu das multidões.
Retrato de Che Guevara, 1960
Conhecido como Guerrillero Heroico, o retrato de Che Guevara feito por Alberto Korda é um dos mais reconhecidos do mundo. A foto foi feita em 5 de março de 1960, em Havana, Cuba. Uma versão recortada da imagem já circulou em todo o mundo, encontrando seu caminho em bandeiras, cartazes, murais de parede e mosaicos, e reproduzida inúmeras vezes em livros, revistas e jornais.
‘Twist and Shout’, 1963
A foto clássica dos Beatles feita pela fotógrafa britânica, Fiona Adams, foi usada como imagem de c a p a do EP da banda ‘Twist and Shout’. Adams se lembra de ter usado os escombros de um porão bombardeado em Londres como pano de fundo para uma sessão de fotos encomendada pela revista Boyfriend. Ela capturou essa imagem alegre em 18 de abril de 1963, quando a banda ainda era pouco conhecida.