24.5 C
Brasília
domingo, 25 fevereiro 2024 22:42

Saiba como fazer sua retrospectiva musical no Spotify Wrapped

As mais lidas agora

PEC do estouro é protocolada no Senado

Após 13 dias de debate no Senado, a...

Temor a Deus

  "O temor do Senhor é o princípio da...

Casal é chicoteado e espancado por apoiar Bolsonaro

Tribunal do Crime cobra casal que fez campanha...

Mistério de Deus

QUERIDA MOCIDADE, QUERIDOS PASTORES: Assim diz a Santa...

#RetrospectivaSpotify mostra quais artistas, bandas, singles e discos você mais ouviu no ano que passou

A Internet estava aguardando ansiosamente e o Spotify Wrapped finalmente chegou!

Player de música mais popular do planeta, a ferramenta sueca fez a alegria de quem consome artistas, bandas, singles e discos no streaming, e disponibilizou aquele famoso resumão de final de ano para saber o que você ouviu mais.

Para os músicos, é hora de colher os frutos e compartilhar diversas postagens sobre como suas obras foram consumidas ao longo dos últimos 12 meses, com milhares de horas e inclusões nas mais diversas playlists.

Como Fazer seu Spotify Wrapped

Para fazer a sua Retrospectiva Spotify customizada e saber o que você mais ouviu no Spotify em 2022, é bem fácil.

Você vai precisar usar o app da plataforma para dispositivos móveis, e aí é só clicar aqui no link do Spotify Wrapped, que irá abrir seu aplicativo e gerar o seu resumão de 2022.

Dezembro marca a temporada oficial das retrospectivas de final de ano. O Spotify começa a liberar nesta quarta-feira (30) as listas de artistas, músicas e podcasts mais ouvidos por cada usuário.

A novidade em 2022 é que, baseado no seu consumo de conteúdo, a plataforma pode te classificar em quatro tipos de personalidades musicais.Como fazer?

Para conferir sua retrospectiva, chamada Spotify Wrapped, é bem simples. Ao entrar no app em seu celular ou tablet (com o sistema operacional Android ou iOS) com perfil e senha, um aviso já aparecerá na tela sugerindo a visualização da sua retrospectiva 2022.

Os resultados são apresentados em formato de Stories, para serem facilmente compartilhados no Instagram, TikTok ou Facebook (você também pode baixá-los). O visual está bem diferente do do ano passado.

A novidade deste ano é a opção para compartilhar também no WhatsApp.

Além das canções, artistas e gêneros favoritos, você também verá quantos novos artistas descobriu e quanto tempo passou na plataforma.

É importante destacar que o aplicativo Spotify deve estar atualizado no seu dispositivo. E que o recurso está sendo liberado (algumas pessoas podem não conseguir visualizar por enquanto).

Personalidades dos usuários

Sabe aquela ideia de que as músicas que você ouve dizem muito sobre você? O Spotify decidiu levar isso ao pé da letra. Além dos artistas mais ouvidos, a retrospectiva de 2022 oferece diferentes tipos de gosto musical de cada pessoa.

O recurso é chamado de “Sua Personalidade Sonora”

“Os fãs podem descobrir qual dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora criada pelo Spotify eles possuem, com base em suas tendências de 2022”, diz a empresa em seu comunicado.

Outra funcionalidade da retrospectiva é destacar para os usuários como o gosto musical de cada um evolui ao longo do dia no chamado “Seu Dia em Áudio”.

Artistas agradecem em vídeos

Para este ano, o Spotify ampliou a oferta de mensagens gravadas em vídeo agradecendo aos fãs pelo carinho.

Segundo a empresa, mais de 40 mil artistas podem aparecer para os usuários (com limite de 10 por pessoa). Entre os nomes estão Taylor Swift, Billie Eilish, J Balvin e Måneskin. Cada vídeo vem acompanhado da música mais ouvida da respectiva pessoa durante 2022.

Artistas mais ouvidos em 2022

Além da recontagem individual, o Spotify também compilou os dados de todos os seus 456 milhões de ouvintes, para revelar quem mais bombou no ano.

No ranking brasileiro, quem ficou no topo foi Marília Mendonça, que faleceu em um trágico acidente aéreo no final do ano passado. Veja o top 5:

  1. Marília Mendonça
  2. Henrique e Juliano
  3. Jorge & Mateus
  4. Gusttavo Lima
  5. Maiara & Maraisa

Anitta foi a brasileira mais tocada no mundo, mas, no território nacional, teve que se contentar apenas com uma posição no Top 20.

No ranking global, o artista Bad Bunny, cantor de reggaeton, liderou com mais de 18,5 bilhões de reproduções na plataforma. Em 2020 e2021, ele já havia conquistado o posto de artista mais ouvido do mundo na plataforma.

A segunda colocada foi a cantora Taylor Swift. Confira o ranking:

  1. Bad Bunny
  2. Taylor Swift
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. BTS
Bad Bunny também ficou com o título de melhor álbum global, com o “Un Verano Sin Ti”.

Músicas mais tocadas em 2022

Curiosamente, Marília Mendonça não entrou no Top 5 de músicas mais tocadas no Brasil – sinal de que seus fãs ouviram diversas faixas para relembrar a cantora.

Quem monopolizou as ondas sonoras foi a dupla Hugo & Guilherme, com a versão live de “Mal Feito”. Veja como ficou a lista:

  1. “Mal Feito – Ao Vivo”, de Hugo & Guilherme
  2. “Malvadão 3”, de Xamã
  3. “Vai Lá em Casa Hoje”, de George Henrique & Rodrigo
  4. “Molhando o Volante”, de Jorge & Mateus
  5. “Dançarina”, de Pedro Sampaio

Lá fora, quem levou foi o cantor Harry Styles. Mas Bad Bunny emplacou duas faixas, ajudando a consolidá-lo como a estrela musical que mais bombou no Spotify:

  1. “As It Was” – Harry Styles
  2. “Heat Waves” – Glass Animals
  3. “STAY (whit Justin Bieber)” – The Kid LARO!
  4. “Me Porto Bonito” – Bad Bunny
  5. “Tití Me Preguntó” – Bad Bunny

Podcasts mais escutados no Brasil

  1. Podpah
  2. A Mulher da Casa Abandonada
  3. Mano a Mano
  4. Café da Manhã
  5. Psicologia na Prática
- Publicidade -spot_img

Você vai gostar disso