22.5 C
Brasília
terça-feira, 20 fevereiro 2024 18:27

Emulador de PlayStation 3 agora consegue rodar todos os jogos

As mais lidas agora

PEC do estouro é protocolada no Senado

Após 13 dias de debate no Senado, a...

Temor a Deus

  "O temor do Senhor é o princípio da...

Casal é chicoteado e espancado por apoiar Bolsonaro

Tribunal do Crime cobra casal que fez campanha...

Mistério de Deus

QUERIDA MOCIDADE, QUERIDOS PASTORES: Assim diz a Santa...

Nos últimos anos, a Sony tem investido pesado na preservação de seu legado e em trazer formas que permitam que os jogadores revivam grandes clássicos do passado nos consoles mais recentes. Mesmo que isso seja muito bem-vindo e necessário, ainda estamos longe de poder acessar todos os jogos do passado em um lugar só, com muitos títulos importantes ainda ficando de fora do catálogo de serviços como a PlayStation Plus.

Com isso em mente, muitos recorrem à emulação como uma forma de manter esse legado vivo. Apesar de ser uma prática ilegal e vista com maus olhos por empresas como Sony e Nintendo, em muitos casos, a emulação é a única forma de conseguir jogar títulos de consoles mais antigos.

Em seu perfil oficial no Twitter, os desenvolvedores do emulador RPCS3 anunciaram que agora não existem mais jogos incompatíveis com o emulador. Embora nem todos tenham uma performance aceitável, esse é um importante passo para a comunidade, que fica cada vez mais próxima de ter um PS3 no PC.

A emulação do PlayStation 3 atingiu um novo marco importante e agora é possível inicializar todos os jogos do PS3 para uma saída de imagem bem-sucedida. O infame e complexo processador Cell usado pelo console de sétima geração da Sony foi um obstáculo significativo para os desenvolvedores de emuladores, mas os últimos anos levaram a melhorias substanciais nesse campo.

Embora o PS3 agora seja considerado uma plataforma herdada, o console da Sony ainda é bastante relevante para muitos jogadores devido à qualidade dos títulos que acabou adquirindo ao longo de sua vida útil. Exclusivos incluem nomes como Metal Gear Solid 4, Demon’s Souls original e Gran Turismo 6, e conseguir imitá-los no PC tem sido uma consideração importante para muitos jogadores.

A emulação do PlayStation 3 é principalmente relegada ao RPCS3 devido à complexidade do console original, e houve um progresso importante ultimamente. Na verdade, a conta oficial do RPCS3 no Twitter anunciou recentemente que o aplicativo agora pode inicializar oficialmente todos os títulos PS3 já lançados.

Isso também inclui os melhores jogos PS3 do PlayStation Plus Premium (o Deluxe não possui jogos do PS3), como Infamous Ratchet & Clank: A Crack in Time. Observe, no entanto, que isso não significa necessariamente que todos os jogos PS3 podem ser jogados no PC no momento. A Sony não entrou na conversa sobre o assunto, é claro.

Enquanto outras empresas, como a Nintendo, adotam uma postura linha-dura contra qualquer coisa relacionada à emulação, a Sony não tem sido tão drástica a esse respeito. Recentemente, a Valve excluiu um vídeo do Steam Deck apresentando a emulação do Switch para evitar possíveis problemas que possam surgir dos advogados da Nintendo visando o novo dispositivo.

Vale ressaltar que é possível que a própria Sony esteja trabalhando na emulação de jogos PS3 para PlayStation 5. No início de 2022, o vazador Jeff Grubb afirmou que é totalmente possível que a Sony esteja procurando maneiras de executar clássicos antigos em sua última oferta de console.

Ainda não saiu nada desse boato, mas como essas coisas levam tempo, ninguém sabe se algo do tipo pode acontecer no futuro.

- Publicidade -spot_img

Você vai gostar disso