20.5 C
Brasília
segunda-feira, 4 março 2024 8:33

Vinhos para as comidas de Inverno

As mais lidas agora

PEC do estouro é protocolada no Senado

Após 13 dias de debate no Senado, a...

Temor a Deus

  "O temor do Senhor é o princípio da...

Casal é chicoteado e espancado por apoiar Bolsonaro

Tribunal do Crime cobra casal que fez campanha...

Mistério de Deus

QUERIDA MOCIDADE, QUERIDOS PASTORES: Assim diz a Santa...

Fruto da lenda, em Barcelos o galo assado tornou-se prato oficial e é agora servido já não só no Inverno ou em datas festivas, mas ao longo de todo o ano. É claro que os mais procurados são aqueles que são criados em galinheiro e com alimento da horta, que proporcionam carnes mais texturadas, apetitosas e apaladadas.

Uma das casas de mais justificada fama é o restaurante Pedra Furada, na localidade com o mesmo nome, com criação própria e onde os galináceos ganham corpo e envergadura, atingindo facilmente os cinco, seis quilos. Assados em forno a lenha, as carnes escuras ficam macias e suculentas, envolvidas pela própria gordura, que dá ao assado um sabor muito especial. Muito apreciado é também o recheio de carnes com que é levado ao forno, que reforça os sabores e torna o galo mais apetecido.

Assim preparado, o galo assado torna-se um manjar sumptuoso, com complexidade e riqueza de sabores, pedindo por isso vinhos igualmente complexos, mas ao mesmo tempo gordos, macios, elegantes e saborosos. Os brancos das castas típicas dos Vinhos Verdes, estagiados e enriquecidos em cascos de carvalho, são por isso parceiros adequados.

Ameal Reserva 2020
Quinta do Ameal
Estagiou em barricas de carvalho francês e num foudre de carvalho austríaco, reforçando as características naturais de complexidade da casta loureiro. A fermentação em barricas usadas de 500 litros confere corpo, estrutura e volume de boca. Um vinho para a mesa, de aroma complexo, concentrado, com volume e um final de boca longo e persistente.

Colinas do Avesso 2018
Quinta da Lixa

Fermentação em lagar em lagar com maceração pelicular. A maceração mostra o lado mais concentrado e complexo da casta. Corpo, secura e frescura marcantes, a comporem um belo vinho e de características marcadamente gastronómicas. O galo assim o pede.

QM Patriam 1º edição
Quintas de Melgaço

Blend de quatro colheitas de alvarinho, impressionante na frescura, na presença frutada, na tensão e prolongamento de boca. É sobretudo rico, cheio de nuances e camadas, com uma frescura mineral que leva até à raiz do estômago e deixa um rasto de sabor que promete casamento perfeito com a delicadeza e suculência que à típica das carnes de um bom assado de galo.

- Publicidade -spot_img

Você vai gostar disso